O governador Carlos Brandão anunciou a duplicação da biorrefinaria de grãos da Inpasa Brasil, instalada em Balsas, durante visita às instalações da empresa, realizada na manhã desta segunda-feira (12). Com a duplicação, 4,5 mil empregos serão gerados direta e indiretamente na região. Após a finalização da obra, a previsão é a manutenção de 500 empregos em Balsas.
A estimativa é que a primeira etapa da obra seja entregue em junho e a inauguração conte com a presença do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin.
As obras para implantação da duplicação da fábrica devem ter início ainda em junho. A previsão é que em dezembro seja finalizada a segunda parte, contribuindo para um maior desenvolvimento da região.
Investimento
O investimento com as duas obras chega a algo em torno de R$ 2,5 bilhões. Só com a primeira etapa, foi investido cerca de R$ 1 bilhão. Atualmente, a empresa tem capacidade para produzir diariamente até 500 hectares de milho, ou seja, quase 3 mil toneladas. Com a duplicação, esses números irão dobrar.
“É uma agregação de valor de cadeia muito grande. A gente tem o potencial de atrair muitos outros negócios no entorno desses grandes complexos de fibra e proteína, além de fomentar o mercado de etanol. É um potencial de crescimento bastante grande”, pontuou Peruzo.
Com a chegada do Grupo Inpasa Brasil ao Maranhão, e, agora, com a ampliação da empresa, além de avançar na industrialização e geração de empregos, o estado se torna um ambiente de crescimento também ao agronegócio.
Pioneira na transformação de milho em etanol no Brasil, a Inpasa possui operações bem-sucedidas em diversas localidades do país e do Paraguai, processando 7,5 milhões de toneladas de milho por ano.
FONTE: CENTRAL DE NOTICIAS