Maranhão gera mais de mil empregos formais em março
Por Administrador
Publicado em 14/05/2025 07:46
Maranhão

O estado do Maranhão registrou a criação de 1.106 empregos formais no mês de março de 2025, conforme dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O saldo positivo é resultado de 21.711 admissões contra 20.605 desligamentos no período.

As informações foram divulgadas na última terça-feira (13) na nota de Mercado de Trabalho Maranhense, elaborada mensalmente pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Com esse desempenho, o Maranhão alcançou a segunda maior variação relativa de emprego do Nordeste, com crescimento de 0,17% na geração de vagas formais.

Os setores que mais contribuíram para o saldo positivo, foram: Serviços, Comércio e Construção. O setor de Serviços liderou com a criação de 907 novos vínculos, impulsionado principalmente pelas atividades de Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros (+235) e Educação Superior (+100). O Comércio também teve bom desempenho, com saldo de 441 vínculos, com destaque para os supermercados, responsáveis por gerar 345 empregos formais. Já a Construção teve acréscimo de 336 postos de trabalho.

O material mostra que a Agropecuária e a Indústria apresentaram saldo negativo. A Agropecuária perdeu 443 postos, afetada pelas quedas no cultivo de soja (-216) e na criação de bovinos para corte (-117). Já na Indústria, o saldo negativo foi de 131 vínculos, com destaque para as reduções na fabricação de adubos e fertilizantes (-83) e na fabricação de obras de caldeiraria pesada (-61).

Com o resultado de março, o total de trabalhadores com carteira assinada no Maranhão chegou a 663.099 pessoas, reforçando a tendência de recuperação do mercado de trabalho formal no estado.

 

FONTE: Central de Noticias

Comentários
Comentário enviado com sucesso!