Tentativa de assassinato de Cristina Kirchner repercute em todo o planeta: 'acontecimento dramático'
02/09/2022 08:17 em Novidades

tentativa de assassinato sofrida pela vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na noite desta quinta-feira, teve repercussão instantânea nos principais jornais do mundo. Cristina teve uma arma apontada para sua cabeça quando cumprimentava apoiadores em frente à sua casa, em Buenos Aires. O suspeito do crime foi preso. Trata-se do brasileiro Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos, residente na Argentina desde os anos 1990.

Na Espanha, El País publicou que a "Argentina viveu nesta quinta-feira um dos episódios mais desastrosos de sua recente democracia". E lembrou que a tentativa de assassinato ocorreu em meio à crescente tensão política no país.

 

A rede de televisão britânica BBC destaca que o agressor pôs a arma a centímetros da cabeça da vice-presidente e parecia tentar um tiro. Cristina está sendo processada sob a acusação de corrupção e acabava de voltar do tribunal. Ela nega as acusações.

O New York Times noticiou que a política peronista "talvez seja a líder mais proeminente da Argentina", mas "uma figura profundamente polarizadora no país". E também lembrou que ela sofreu a agressão quando está sendo julgada por acusações de ter se corrompido quando era presidente, de 2007 a 2015.

 

O britânico The Guardian classificou o episódio como um "acontecimento dramático". A publicação inglesa destacou que os relatos de que um brasileiro está envolvido no caso provocaram "ondas de choque" no Brasil, "onde crescem os temores de que a retórica extremista de seu presidente de extrema direita, Jair Bolsonaro, possa inspirar algum tipo de incidente violento".

Atentado contra Cristina Kirchner é destaque no jornal espanhol 'El País' — Foto: Reprodução

Atentado contra Cristina Kirchner é destaque no jornal espanhol 'El País' — Foto: Reprodução

O jornal The Washington Post também publicou reportagem sobre a tentativa de assassinato. A publicação ressalta que Cristina saiu ilesa e está protegida pela polícia federal.

Suspeito brasileiro

 

Fernando André Sabag Montiel foi preso no local do atentado. De acordo com autoridades argentinas, Montiel nasceu no Brasil e mora no país vizinho, onde tem residência, mas tem família em São Paulo. Ele trabalha como motorista de aplicativo e tem antecedente criminal por porte de arma.

O documento de residência de Montiel na Argentina é dos anos 1990. O pai dele, Fernando Ernesto Montiel Araya, foi alvo de um inquérito da Polícia Federal para expulsão do Brasil. Conforme documento ao qual o O GLOBO teve acesso, o procedimento foi instaurado porque Araya tinha uma sentença penal condenatória no país.

Fernando Andre Sabag Montiel, o homem que tentou atirar em Cristina Kirchner — Foto: Reprodução/La Nacion

Fernando Andre Sabag Montiel, o homem que tentou atirar em Cristina Kirchner — Foto: Reprodução/La Nacion

 

 

COMENTÁRIOS