Homenagens marcam os 21 anos dos atentados de 11 de setembro nos EUA
12/09/2022 11:10 em Novidades

Os norte-americanos realizaram, neste domingo (11), homenagens em memória às quase 3 mil vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 – ataques que, segundo o presidente dos EUA, Joe Biden, "mudaram o curso da história" do país.

Em Nova York, uma multidão reunida perto do museu e memorial em Manhattan ficou em silêncio por dois minutos, às 8h46 e 9h03 locais (09h46 e 10h03 em Brasília). São os horários exatos em que dois aviões sequestrados por comandos islâmicos colidiram com as torres norte e sul do World Trade Center, que desmoronaram em um dilúvio de aço e poeira.

Entre o público presente, a vice-presidente Kamala Harris ouviu a longa lista de nomes das vítimas. Biden participou de outra cerimônia, no Pentágono.

Kamala Harris participa de cerimônia que marca o 21º aniversário dos ataques de 11 de setembro — Foto: Reuters

Kamala Harris participa de cerimônia que marca o 21º aniversário dos ataques de 11 de setembro — Foto: Reuters

"Enquanto a dor desaparece um pouco com o tempo, a ausência permanente do meu pai é tão palpável como sempre", disse o filho de Jon, Leslie Albert, depois de ler os nomes de várias vítimas, incluindo o de seu pai.

Outro parente de uma vítima, em um chamado às figuras políticas presentes para curar as profundas divisões dos Estados Unidos, disse que "não deveria ser necessária outra tragédia para unir nossa nação".

 

Em 11 de setembro de 2001, 2.977 pessoas morreram nos atentados mais mortais da história, cometidos pela organização jihadista Al Qaeda.

 


Fonte: G1
COMENTÁRIOS