A medição feita no mesmo horário na quarta-feira (8) indicava 5,12 metros. Nesta quinta, 5,04 metros: uma diferença de 8 centímetros.
Mesmo com a redução, o Guaíba segue mais de 2 metros acima da cota de inundação (3 metros). Apesar disso, a água que avançava sobre as ruas da Capital aparenta estar estável e até recuando em algumas regiões, segundo moradores que tem monitorado o nível dos alagamentos onde vivem.
O mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul manteve em 100 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. Há outros 2 óbitos sendo investigados. O estado registra 130 desaparecidos e 374 feridos. Há 230,4 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 67,4 mil em abrigos e 163,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). O RS tem 425 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,476 milhão de pessoas afetadas.
A área central de Porto Alegre mais próxima do Guaíba ficou completamente alagada após o Guaíba transbordar. O aeroporto e a rodoviária não estão operando por estarem tomados por água.
FONTE: G1