A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realiza, nesta quinta-feira (22), às 17h, no Quartel do Comando Geral, no Calhau, em São Luís, a solenidade de formatura do 1º Curso Operacional de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam). A cerimônia marca a conclusão da capacitação de 33 policiais militares.
A turma, que conta com militares também dos estados do Piauí e do Paraná, faz história ao contar com a primeira mulher formada no curso da Rotam no Maranhão: a Cabo PM Amanda Vanylla Seixas Ferreira, conhecida na tropa como Cabo Seixas, agora torna-se a primeira mulher “raiada” da corporação, termo que identifica os policiais pertencentes à Rotam.
Iniciado em 10 de março deste ano, o curso teve como objetivo habilitar os policiais para atuarem em situações de alta complexidade, fortalecendo a capacidade de resposta tática nas mais diversas ocorrências de risco, com foco na preservação da ordem pública e na segurança da sociedade.
Os 33 policiais (de um total de 70 inscritos) concluíram com êxito todas as etapas do curso, reconhecido pelo elevado nível de exigência e pela excelência na preparação técnica e tática. A formação teve duração de 70 dias, com instruções rigorosas que demandaram disciplina, resistência física e emocional, comprometimento e espírito de equipe, características indispensáveis ao desempenho das atividades de patrulhamento operacional, combate ao crime e gerenciamento de crises.
As instruções foram realizadas em São Luís, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP), e em unidades especializadas de policiamento. A programação também incluiu visitas técnicas às unidades da Rotam das Polícias Militares do Distrito Federal e do Tocantins, além de estágio prático operacional na Rotam da Polícia Militar de Goiás, referência nacional na atuação tática. Os formandos receberam ainda instruções com a Força Nacional de Segurança Pública, ampliando a visão integrada e interestadual da atuação policial especializada.
O Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel é uma unidade operacional especializada da Polícia Militar do Maranhão, considerada força de pronto-emprego em atividades de patrulhamento tático e reserva tática do Comando-Geral da Corporação.
FONTE: Central de Noticias