Neste mês, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) inicia um projeto inovador: o primeiro curso superior presencial do Brasil para pessoas que estejam cumprindo pena no sistema prisional.
A iniciativa do Programa de Formação Superior para Pessoas Privadas de Liberdade da universidade estadual maranhense está oferecendo 60 vagas para o curso de graduação em Serviço Social.
Podem se inscrever no Processo Seletivo Simplificado candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e que estejam privados de liberdade na Unidade Prisional Feminina, de São Luís; ou que tenham cumprido pena, parcialmente ou integralmente, em regime fechado no sistema penitenciário do Maranhão.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 27 de junho exclusivamente pelo site oficial do programa no endereço proppl.uema.br.
O processo seletivo será realizado por meio da análise de desempenho escolar em 3 modalidades: a nota do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, entre 2020 e 2024; a nota do Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos; e, por fim, o histórico escolar do Ensino Médio.
O resultado preliminar será publicado no dia 4 de julho. Já as matrículas estão previstas para o período entre 14 e 18 do mesmo mês; enquanto a previsão do primeiro período letivo deve começar dia 21 de julho.
Serão duas turmas presenciais: 30 vagas no Complexo Penitenciário de São Luís e 30 vagas no Prédio do Curso de História da Uema, no Centro Histórico de São Luís.
*Com informações da Radioagência Nacional