Professores fazem protesto por reajuste salarial em São Luís
13/06/2018 07:52 em Maranhão

Professores da rede municipal de ensino de São Luís que estão em greve desde o dia 30 de maio fizeram um ato em protesto contra a falta de reajuste salarial. A ideia cobrar sem comprometer o ano letivo com a suspensão das aulas.

"O prefeito de São Luís não recebe, não dialoga com a categoria. Ele só determina que não vai ter reajuste e ponto final”, contou o sindicalista Elisabeth Ribeiro Castelo Branco.

Os professores dizem que já são dois anos sem reajustes. Eles querem 14,67% de aumento e que a Prefeitura não tem desculpa para não conceder o aumento.

“Verba tem. Temos o Fundeb com reajuste anual. O que falta é a boa vontade política para conceder o reajuste para a categoria da rede municipal de São Luís do Maranão”, afirmou o professor Leonel Torres.

 
Professores querem reajuste salarial e dizem que falta boa vontade da Prefeitura (Foto: Reprodução/TV Mirante)Professores querem reajuste salarial e dizem que falta boa vontade da Prefeitura (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Professores querem reajuste salarial e dizem que falta boa vontade da Prefeitura (Foto: Reprodução/TV Mirante)

O Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís quer também melhores condições de trabalho, reforma de escolas e redução do deficit de professores. Segundo os manifestantes, atualmente a rede municipal conta com 5085 professores e precisaria de mais 1500 educadores para atender a demanda nas unidades de ensino. Dessa forma seria resolvido o problema de disciplinas, como matemática, português, geografia e educação física, que não são ofertadas em muitas escolas.

Outra questão tem a ver com a segurança dentro das escolas. Segundo os professores, muitas unidades de ensino estão sendo invadidas por integrantes de facções criminosas. Ana Paula é professora há dez anos e conta que a escola dela foi invadida por bandidos há poucos dias. Ela trabalha na zona rural, na região do Quebra Pote.

“Quatro homens armados, encapuzados, assaltaram os alunos e os professores. Então ficamos em pânico realmente”, contou a professora.

 
Professora Ana Paula disse que a escola onde dá aulas foi assaltada há poucos dias (Foto: Reprodução/TV Mirante)Professora Ana Paula disse que a escola onde dá aulas foi assaltada há poucos dias (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Professora Ana Paula disse que a escola onde dá aulas foi assaltada há poucos dias (Foto: Reprodução/TV Mirante)

A Secretaria Municipal de Educação disse que tem assegurado todos os direitos da categoria e que concedeu reajuste de 39% no acumulado dos últimos quatro anos e afirmou que o salário inicial para os professores da rede está acima do piso nacional.

 

Já a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informou que a Polícia Militar faz policiamento ostensivo e preventivo todos os dias nas escolas por meio do programa ronda escolar.

 

Fonte: G1 Maranhão

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!