O Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís quer também melhores condições de trabalho, reforma de escolas e redução do deficit de professores. Segundo os manifestantes, atualmente a rede municipal conta com 5085 professores e precisaria de mais 1500 educadores para atender a demanda nas unidades de ensino. Dessa forma seria resolvido o problema de disciplinas, como matemática, português, geografia e educação física, que não são ofertadas em muitas escolas.
Outra questão tem a ver com a segurança dentro das escolas. Segundo os professores, muitas unidades de ensino estão sendo invadidas por integrantes de facções criminosas. Ana Paula é professora há dez anos e conta que a escola dela foi invadida por bandidos há poucos dias. Ela trabalha na zona rural, na região do Quebra Pote.
“Quatro homens armados, encapuzados, assaltaram os alunos e os professores. Então ficamos em pânico realmente”, contou a professora.
A Secretaria Municipal de Educação disse que tem assegurado todos os direitos da categoria e que concedeu reajuste de 39% no acumulado dos últimos quatro anos e afirmou que o salário inicial para os professores da rede está acima do piso nacional.