Um idoso, que ainda não foi identificado, se instalou e está morando no canteiro central que fica na Avenida dos Holandeses, entre os bairros Vila Luizão e o Araçagi, em São Luís. A avenida é conhecida por ser uma das mais movimentadas da capital, o que aumenta o risco do idoso ser atropelado, já que ele é visto diariamente a beira da pista.
Segundo informações de residentes que vivem próximos da via, o morador de rua já está no local há cerca de três semanas e teria problemas mentais. Os moradores também acrescentaram que ele recebe, de vez em quando, alimentação de pessoas que passam pelo local.
O G1 entrou em contato com a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) e também a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que informaram que já tentaram retirar o idoso do local que se recusa a sair. Os órgãos afirmaram ainda que estão tentando levá-lo, por intermédio de uma ordem judicial, a uma clínica de saúde mental na capital.
O idoso está embaixo de um pé de ipê que nem sombra possui. Uma equipe da Rádio Mirante AM tentou manter contato com ele, mas ele disse apenas que a equipe fosse embora. “Vá embora, vá embora”, disse o idoso.
O canteiro onde o idoso se encontra está cheio de objetos como uma mala, diversas sacolas e até um colchão que está sendo utilizado por ele para dormir.
“Sobre o idoso que está sendo mostrado agora no Bom Dia, equipes da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) e também da Semus, por meio do Consultório de Rua, já foram ao local e o idoso se recusa a sair. Nestes casos, nenhum órgão nosso pode obrigar a sua retirada. Esse senhor tem transtorno mental e estamos tentando por decisão judicial que ele seja levado para atendimento em unidade de saúde mental. Os órgãos da Prefeitura fazem o trabalho de abordagem e atendimento aos moradores de rua, mas não podem obrigá-los a sair”.
Canteiro onde o idoso se encontra está cheio de objetos — Foto: Reprodução/TV Mirante
Fonte: G1 Maranhão